Hoje vamos falar de algo muito sério, que são as cáries. Totalmente evitáveis e já não se admite mais que crianças possam tê-las. Muitos ainda acreditam como inevitável, mas não é e os adultos devem pensar o quanto é difícil ter dentes que começaram a ser lesados na infância. Podemos evitar isso.  

Como ela (cárie) é produzida por uma bactéria que vai à busca de alimentos, o modo de evitar é simplesmente manter os dentes limpos desde que eles começam a aparecer. E isso nós falamos já do bebê aos seis, sete meses, que começam a aparecer primeiro, habitualmente, os dois dentinhos debaixo. Mesmo o leite materno, ou fórmula, deixa restos ali.  

E do mesmo jeito, a cárie, a bactéria da cárie, vai atrás deles; e aí ela vai consumir não só aquele resto alimentar, como também a estrutura dentária, que não é uma estrutura que possa ser renovada.  

Se nós evitarmos que fiquem os restos alimentares, a bactéria não vai vir. É muito simples: temos que, depois das refeições, mesmo as refeições só de leite, temos que limpar os dentinhos.  

Para os bebês pequenos, temos até umas escovinhas que se encaixam no dedo: as dedeiras, bem macias, que depois do mamar vocês podem passar com água. Água filtrada ou fervida e fazer essa higiene, tanto dos dentinhos, como o resto da cavidade oral. Isso é simples, leva muito pouco tempo e vai evitar muito sofrimento.  

Uma criança maior, onde essa dentição é maior e chegam a ter vinte dentes de leite, é preciso a escovinha que seja macia e se usa até nos primeiros anos de vida com uma pasta dental sem flúor.  

Nunca uma criança pode dormir com restos de alimento nos dentes, porque é como se ficasse uma estufa ali, quietinha. Porque a nossa fala, nossa entrada de ar, atrapalha que a cárie, a bactéria se fixe. À noite, não. Ela vai ficar ali em atividade e corroendo algo que é dos nossos tesouros: os nossos dentes.  

E se temos cárie, ela vai ficando mais profunda. A criança também tem um canal, ela tem nervo, ela tem vasos dentro de seus dentes que o mantém vivo. E se essa carne chega a atingir o canal, além da dor muito intensa, além de prejudicar alimentação, ela pode lesar os dentes definitivos, que já estão lá, se preparando e crescendo abaixo dos dentes de leite.  

Então pensem: são cuidados simples. Por isso, a mamadeira na madrugada nunca está indicada. Primeiro, porque perturba o sono da criança, segundo, porque vai deixar restos, a não ser em casos excepcionais de doenças e coisas assim. É nosso dever cuidar. E pensem que vida é mais fácil se o filho de vocês estiver com os dentinhos perfeitos para sempre.  

Pular para o conteúdo