Hoje vamos falar de alguns riscos que cada vez mais se aproximam das nossas crianças e adolescentes.  

Como são os vícios? Cigarro, narguilé e hoje o vape. Desde quatro, cinco anos, e até um pouco mais, tivemos uma inundação do comércio dos cigarros eletrônicos. Todos nós temos muito claro que o cigarro nunca fez bem a nenhuma pessoa nesse mundo e é estranho que ainda seja comercializado.  

Não sei se vocês sabiam, mas o cigarro continua sendo a maior causa de câncer de pulmão. A nicotina, que existe em todos eles, no cigarro, no narguilé e no vape, provoca em todo o corpo o estreitamento dos vasos sanguíneos. Isso é um dos fatores. Então, pensem que todas as artérias de quem usa qualquer forma de inalante com nicotina – então, esses três que estamos conversando – vai ter uma redução do calibre das suas artérias. Com isso, chega menos sangue, oxigenação ao nosso cérebro.  

Ao mesmo tempo, o pulmão, que é o primeiro contato quando aspiramos, quando alguém aspira, um cigarro, um narguilé ou um vape, toda aquela parede do pulmão; os alvéolos, que são um tecido muito macio para que possibilite que o ar entre e saia de forma contínua sem nenhum pensar nosso. É automático. Temos uma musculatura que trabalha vinte e quatro horas por dia por toda nossa vida para fazer isso. Mas a nicotina vai enrijecer esses tecidos. Vai enrijecer os nossos vasos, ela vai enrijecer essa pessoa.  

E quanto mais precoce o uso de qualquer um desses dispositivos inalantes de nicotina, mais rápido dano e mais prejuízo aos tecidos do corpo. Temos os fumantes passivos, que são as crianças que estão na casa de fumantes, e elas têm três a quatro vezes mais problemas respiratórios do que qualquer outra. Se é um fumante passivo dentro de casa, cinco a oito vezes mais infeções, respiratórias, problemas pulmonares e também esse enrijecimento de suas artérias, o mesmo acontece na gestação. E temos em mães que fumam, uma diminuição da chegada de sangue ao bebê, levando a uma desnutrição total desse bebê entre o útero.  

São males que a humanidade criou e vamos pensar que a criança e o adolescente não precisa desse vício. Ou eles entram por imitação. Ou hoje, nesse modernismo de acreditar que tanto narguilé como vape seriam inofensivos? Não. Ambos têm substâncias extremamente tóxica. Meia hora de narguilé equivale ao fumo de 100 cigarros. O vape, um aparelho de vape, equivale a seis a dez cigarros. Então. Vamos proteger nossa infância e a nossa adolescência. Por isso, vape é proibido no Brasil, apesar de ser amplamente é comercializado. Vamos cuidar da nossa criança e do nosso adolescente.  

Pular para o conteúdo