O uso da mamadeira, o uso da chupeta, é tão questionado, não? Por todos nesse tempo.
A criança nasce, com certeza, sem dentinhos. Ela precisa do leite materno, um alimento fundamental para o seu bom desenvolvimento e a partir desse mamá, ela vai crescer. Mas ao mesmo tempo, nós precisamos ter alguma rotina para que ela tenha a sua fome, ela tenha a necessidade de alimento nos peça e daí ela receber. Precisamos cuidar para não impor a criança uma alimentação além do que ela precisa, porque já podemos ter bebês que evoluem para obesidade nos primeiros anos de vida.
Quando a mamadeira precisa ser introduzida, e no caso do aleitamento materno, se ele se prolonga até perto do primeiro ano de vida; uma conduta muito adequada é se passar a dar líquidos: a água, os sucos naturais e até mesmo quando é introduzido outro tipo de leite, em copos. Copos, inicialmente que pode ter um biquinho para facilitar, e assim ela poderia passar do leite materno, para uma alimentação que vai se aproximando do adulto de se alimentar sem um ato de sugar, que deveria desaparecer até segundo ano de vida, dois anos, dois anos e meio. E nesse ato de sugar de sugar, se inclui a mamadeira e a chupeta.
Nem todas as crianças vão precisar da chupeta. Muito mais um hábito, e até nos primeiros dias de vida a chupeta costuma a causar náuseas no bebê pelo seu cumprimento, por chegar ao céu da boca. Por que o bebê precisa é mamar, no seio materno, né? Para poder evoluir. Se, perto dos dois meses, dois meses e meio, esse desejo de sugar, a necessidade do sugar aumenta, temos que pensar se existe algo de insegurança no nosso cuidar ou se realmente essa criança vai precisar de uma chupeta. Sempre ortodôntica, nunca aquelas antigas de bolinha que fazem uma alteração muito mais rápida do céu da boca. E esse é um dos grandes danos de se manter a fase oral do sugar por mais tempo, é que a deformidade de toda a cavidade oral, ou temos a indicação da chupeta quando a criança, tenta chupar os dedos, isso depois dos 2 anos. Desculpe, dos 2 meses, né? É dos 2 meses e meio onde chupeta entraria como uma tentativa de troca dessa necessidade do sugar por algo que depois pode ser descartado.
Então, se precisamos dar a chupeta, ela tem que ter uma função. Ela serve para dormir, ela serve para dizer para criança que a hora dela se acalmar não deveria ser um tapa boca, não deveria ser algo a ser dado cada vez que o bebê chora. Porque daí, a dependência psíquica da criança com esse consolo, vai ser muito forte. E o ideal é que tanto mamadeira quanto chupeta sejam retiradas do hábito da criança até dois anos, dois anos e meio.