Olá, que bom ter vocês com a gente, na nossa coluna “Pequenas Conversas”. Sou Luci Pfeiffer, médica pediatra, psicanalista, e trabalho com os pequenos; então, crianças e adolescentes.  

E hoje, temos novas doenças, novas patologias para a infância e adolescência. Por incrível que pareça, uma delas vem pelo uso inadequado do celular, da internet; e impressionante como numa tecnologia que é feita para que a gente se vicie a ela. E aí eu pergunto para vocês: o quanto será que também vocês, adultos, que estão escutando o Pequenas Conversas, não são viciados? 

A última notificação, não conseguem deixar de vir o último toque ou a mensagem do WhatsApp, mesmo que vocês estejam fazendo algo muito importante para suas vidas. 

Imagine uma criança em desenvolvimento; um adolescente que precisa da opinião do outro, que precisa das parcerias, e estão deixando de ter, porque eles estão se fechando no mundo virtual, que aceita tudo.  

A criança e o adolescente não precisa mais lidar com as suas dificuldades quando ela entra no mundo virtual. Ela acredita que o outro espera que ela seja. Ela pode dizer de um comportamento falso, que ela imagina que vai fazer sucesso.  

E quantas personalidades paralelas as crianças e adolescentes tem formado? Então, o que está acontecendo com a nossa infância e adolescência abandonada no mundo virtual. Pais, professores; todos. Precisamos cuidar. São seis bilhões de internautas que vão ter acesso a uma criança ou adolescente com seu celular. Isso precisa mudar, e nós fazemos parte disso, para proteção da criança e do adolescente. 

Pequenas Conversas é uma parceria da rede AERP de notícias e o DEDICA. Eu agradeço a atenção de vocês. Espero todos na próxima coluna. Até lá. 

Pular para o conteúdo