A introdução alimentar é a fase pós-aleitamento, ou seja, é quando se inicia a experimentação de alimentos, além do leite materno, para a criança. Essa etapa é fundamental e define o paladar da criança e influencia no desenvolvimento durante toda a infância e adolescência.  

A médica pediatra e professora de Medicina da PUC-PR, Adriana Oliveira explica que a introdução alimentar é quando iniciamos os alimentos diferente do leite materno da fórmula infantil a partir dos 6 meses de vida. “A idade foi definida se baseando no desenvolvimento da criança que, aos 6 meses, espera-se que ela já consiga sentar e ter reflexos melhores para consumir alimentos diferentes”. Além disso, o Ministério da Saúde afirma que os bebês devem ser amamentados de forma exclusiva até os 6 meses de vida. 

O que servir? 

A pediatra explica que podem ser oferecidas porções amassadas, alimentos da refeição principal, legumes, proteínas, frango, peixe, cereal, arroz, leguminosas, feijão e verduras. “Antigamente, deixávamos alguns alimentos de fora dessa introdução, como o ovo, evitava carnes. Hoje, sabemos que deve se incluir todos os grupos de alimentos, bem amassados no garfo”. Ela enfatiza que os alimentos não devem ser batidos no liquidificador, para que fiquem pedaços pequenos de forma que o bebê perceba as texturas e sabor dos alimentos. 

E como devem estar esses alimentos? 

É importante que os alimentos sejam frescos, higienizados e o cozimento deve ser feito sem sal, pelo menos durante o 1º ano de vida da criança. “Se for necessário, o mínimo possível”. Para dar mais sabor ao alimento, até 1 ano de idade, é possível adicionar cebola, cheiro verde e temperos naturais. “Porém é preciso tomar cuidado com o alho e temperos muito fortes”.  

O açúcar também não é recomendado, pois ele aumenta o teor calórico dos alimentos e não traz benefícios para a saúde do bebê. “Se quiser ofertar algum doce, as frutas são os alimentos recomendados, pois já têm açúcar próprio”. Variar texturas, diferentes tipos de alimentos. Não é recomendado que se dê salgadinhos, alimentos embutidos (salame, salsicha, linguiça), porque todos tem muito sódio e condimentos. 

E depois de 1 ano? 

Depois de 1 ano, já está apto a consumir o alimento da família, ou seja, comer a mesma refeição que os demais comem.  

Os bebês podem beber quais líquidos? 

A água é sempre recomendada para todos e pode ser ofertada aos bebês também.  

Os sucos, apesar de saudáveis, deve-se dar preferência que a criança consuma o fruto em natura. Porém, se forem ofertados, o suco deve ser feito da própria fruta, nunca industrializados, pois tem muito mais açúcar do que a criança precisa.  

E se o bebê recusar algum alimento? 

É comum que tenham alguns sabores que eles demoram um pouco para se acostumar. “A gente deve insistir, tentar umas 10 vezes a introdução desse alimento para que ele se familiarize com aquele paladar”. A ideia é ir variando a forma como esse alimento é oferecido. 

 A introdução vai sendo feita aos poucos, mas dentro dos 2 primeiros meses, o bebê já deve ter experimentado diferentes tipos de alimentos. Com isso, é comprovado de que é mais difícil de o bebê apresentar reações alérgicas no futuro.  

 

Pular para o conteúdo