A internet é um ambiente que por muitas vezes pode ser de bom grado conforme o seu uso. Mas também é um ambiente onde há muitas pessoas males intencionadas que, em posse de dados sensíveis, podem fazer outros usuários de vítimas.

Por muitas vezes, as crianças e adolescentes são essas vítimas. Por ser um ambiente conectando várias pessoas, as crianças e adolescentes acabam virando vítimas de ataques, crimes e atentados à suas vidas.

A psicóloga Alayde Maria, diz sobre o cuidado que as crianças e adolescentes devem receber por parte dos seus responsáveis. “Se o acesso aos conteúdos e o tempo de uso da internet não for acompanhado por um adulto ou uma pessoa mais experiente, as crianças e adolescentes estão suscetíveis a abordagens inadequadas”, comenta.  

Alayde alerta sobre o desenvolvimento desse público em relação ao cuidado com o uso da internet. “Quanto mais adequados forem os processos de ensino e, consequentemente, de aprendizagem, mais se compreenderá a realidade de forma cada vez mais complexa”, explica a psicóloga.  

A saúde mental também pode ser vítima do mau uso da internet. “A saúde mental será afetada sempre que seu desenvolvimento seja afetado por uma privação dos processos de aprendizagem que levem ao desenvolvimento integral”, explica.  

Alayde completa dizendo que o uso excessivo de telas, pode representar uma falta de comunicação e relação humana. “Impede o desenvolvimento das condições afetivas e intelectuais”, pontua a profissional.  

Sabendo disso, cabe aos pais e responsáveis, tomarem cuidados a respeito do conteúdo consumido pelos filhos dentro da internet. Segundo a psicóloga, este contato entre pais e filhos deve acontecer para que as crianças e adolescentes possam ter uma concepção sobre a realidade.  

Ela ainda menciona sobre o contato com as telas. “Evitar, por exemplo, dar o celular ou outros aparelhos que permitam o acesso nas mãos das crianças e prolongar a necessidade de portarem celulares”, menciona.  

O Programa DEDICA tem a campanha “Violência no Mundo Virtual”, voltada para o bom uso da internet. Confira o material completo, clicando aqui.  

Pular para o conteúdo