Cuidar da nossa saúde bucal é mais importante do que se imagina. Uma boa higiene é fundamental para a prevenção de doenças e problema que podem interferir no bem-estar e alimentação, por exemplo. Essa prevenção passa por um ato diário chamado escovação, que é a base para se ter uma boa saúde bucal.  

Na infância, se a criança não é orientada e ensinada a escovar os dentes da maneira correta, ela está sujeita a fazer isso da maneira errada, podendo causar a existência de cárie e outros problemas, influenciando o restante de sua vida.  

Dra. Maria Beatriz Queiroz é cirurgiã-dentista e orienta que a maneira correta para se escovar os dentes. Segundo ela, é sem muita força e com movimentos circulares. “Precisamos cuidar com a força que escovamos os dentes, deve ser de uma forma leve e delicada, pois pode machucar a gengiva. Também é importante fazer movimentos circulares em todos os dentes e na superfície dos molares”, diz.  

De acordo com a especialista, o tempo de escovação é de no mínimo dois minutos e feito ao menos três vezes por dia, utilizando uma vez o fio dental antes de escovar os dentes.  

A profissional lista alguns dos perigos que podem ocorrer no futuro da criança ao não criar o hábito de escovar os dentes regularmente. “Cárie, doença periodontal (inflamação dos tecidos que sustentam os dentes) e a criação de canal, são os problemas mais comuns quando não se escovam os dentes”, alerta.  

Para os bebês, o cuidado começa antes dos dentes nascerem e se mantém quando estão nascendo. Antes disso, Dra. Maria orienta que a gengiva deve ser limpa após a amamentação, com um dedo e um pano úmido de água. “Quando os primeiros dentes aparecerem na boca, para evitar a dor dos dentes nascendo, utilizar mordedores macios. Com os primeiros dentes na boca, é necessário escovar com escova de dentes pequena e cerdas macias, com creme dental específico para crianças, com até 1.000 ppm de flúor”, explica a especialista.  

Os dentes de leite também devem ser cuidados. É muito comum as crianças adquirirem cárie nesses dentes, por conta da ingestão do leite da mamadeira com açúcar. A cirurgiã-dentista alerta para a necessidade da escovação dos dentes da criança antes de ir dormir.  

Essas dicas são importantes como orientação para os cuidados com a saúde bucal das crianças. Porém, é recomendado o acompanhamento com um profissional especializado desde os primeiros anos de vida.  

Pular para o conteúdo