Conhecer a si mesmo é uma habilidade para ser desenvolvida por todos. Por meio do autoconhecimento, passamos a ter mais sabedoria sobre aquilo que gostamos e não gostamos, bem como traços de nossas personalidades que influenciam nas relações pessoais e profissionais.  

Na infância, o autoconhecimento é relevante, pois, com ele que a criança passa a entender sobre a sua personalidade, seus gostos, vontades, medos, desejos, frustrações e emoções. O processo de se autoconhecer na durante a infância, é de suma importância para a vida da criança.  

A psicóloga e pedagoga Talita Regina, explica que este processo ocorre em função do cuidado dos responsáveis. “A criança vai reconhecendo suas potencialidades e suas fragilidades, a partir das relações estabelecidas com os pais ou responsáveis. É importante perceber que esse processo é dado pelo cuidado dos responsáveis, por ser um período em que surgem traços de personalidade e outros pontos que formam a mentalidade da criança”, diz.  

A profissional fala também sobre o papel da escola durante esse processo. “A escola possui papel fundamental. É o primeiro contato social fora do âmbito familiar. Ela encontra outro universo de inteiração ao frequentar a escola, permitindo distanciar-se da família e ter contato com outras dinâmicas. Isso é fundamental, na medida em que, oportuniza a ela novas possibilidades de identificação e o convívio com diferentes dinâmicas de funcionamento”, explica.  

Ao mandarem as crianças para a escola, os pais e responsáveis, devem saber que lá ela vai interagir com outras crianças de diferentes realidades. São nesses momentos, nos quais a criança desenvolve o seu trato social com os outros além de olhar para si mesmo, identificando as diferenças pessoais com o colega de classe.  

Talita diz ainda sobre o autoconhecimento permitir que a criança possa socializar com outras pessoas de maneira mais coerente e segura. Para ela, esse é um dos fatores mais importantes sobre o assunto. “É importante falar de maneira ampla, no sentido de que não é somente conhecer-se, mas também se relacionar com os outros de maneira assertiva” destaca a psicóloga.  

O autoconhecimento é importante pela capacidade de ajudar a criança no processo de desenvolvimento infantil. Por isso, é necessário observar bem as etapas dessa habilidade, a fim de procurar auxiliar os pequenos nessa fase da vida.  

Pular para o conteúdo