Ter o hábito de praticar atividades físicas durante a infância e adolescência é perfeito para construir uma boa saúde mental e física, evitando possíveis doenças no futuro. Essa, é uma das mensagens do Dia Nacional do Combate ao Sedentarismo, celebrado no dia 10 de março. A data foi criada com o intuito de motivar a população para que se pratique mais atividades e exercícios, a fim de não levarem uma vida sedentária.  

Para a criança e adolescente, se manter em movimento é importante por representar um período da vida de ótimo desenvolvimento físico e cognitivo. Por isso, é importante incentiva brincadeiras saudáveis e a prática de esportes. 

O sedentarismo diminui o seu tempo de vida, e torna os seus anos de vida mais tristes. É o que diz Rafael Braga, coordenador do curso de Educação Física da Estácio. Segundo ele, uma vida sedentária não possui qualquer tipo de benefício. “Estudos mostram que não há nenhum benefício direto ou indireto com o sedentarismo, quer seja para a saúde física ou mental”.  

A OMS define uma pessoa sedentária quando ela não possui o tempo indicado de atividades físicas praticadas diariamente ou semanalmente. 

Para a OMS (Organização Mundial da Saúde), manter uma rotina de vida com 30 minutos diários ou 150 minutos semanais praticando alguma atividade física, é uma ótima medida para se construir um bem-estar saudável. No caso da criança e adolescente, isso é evidenciado com um bom desenvolvimento.  

É importante mencionar que atividade física é diferente de exercício físico. O exercício físico é planejado e estruturado com o objetivo de melhorar ou manter os componentes físicos como a estrutura muscular, a flexibilidade e o equilíbrio. As atividades físicas, são atividades que geram algum gasto energético.  

Segundo Rafael, não há uma restrição sobre qual o melhor tipo de atividade física para a criança e o adolescente podem praticar. De acordo com o profissional, o ideal é aquela que eles mesmos optam por fazer. “Um dos principais fatores para a iniciativa de uma rotina com a realização de alguma atividade física, é a motivação própria”, diz.  

Rafael menciona o fato de as brincadeiras auxiliarem nesse processo. Para o coordenador, as brincadeiras são fator importante para o desenvolvimento e a realização de atividades físicas. “O brincar serve como o motor primário para o desenvolvimento infantil em todas as esferas, seja esta cognitiva, social, emocional e física. Brincar é o trabalho da infância. Não há contraindicações”, explica.  

O Dia Nacional de Combate ao Sedentarismo, passa a mensagem de levar uma vida saudável não apenas para adultos, mas para crianças e adolescentes também.  

Pratique alguma atividade física hoje. Brinque com seus colegas ou pratique um esporte com eles. Só não pode ficar parado!  

Pular para o conteúdo