Olá. Que bom falar com vocês em nossa coluna “Pequenas Conversas”, que é uma coluna de orientação. de proteção das crianças; no desenvolvimento das crianças e dos adolescentes.
Hoje, convido vocês a falarmos sobre a importância de um bom cuidado na alimentação, de um serzinho que está em pleno desenvolvimento.
Todos sabem, e é bem interessante, como na idade adulta se preocupam com excesso de carboidrato, excesso de açúcar, excesso de gordura; mas nem sempre essa preocupação está lá nos primeiros anos de vida, de uma criança.
Claro, que a vida; e falamos disso já; essa vida que é tão longe, tão rápida, muitas vezes esquecemos do básico. Criança para se desenvolver precisa de nutrientes, porque ela vai formar o corpo que vai carregar essa criança para o resto da vida. E esse corpo se constitui nos primeiros anos de vida. Por isso a importância da alimentação adequada. Não existe razão para excesso de carboidrato; não existe razão para o açúcar, especialmente o excesso. Não existe razão de acharmos que uma criança gordinha, é algo saudável.
Por isso, a gente tem que saber que essa alimentação é responsabilidade do adulto. A criança não vai comprar o alimento. E uma criança que escolha um alimento no supermercado, ela tem que ter o filtro de mãe ou a alimentação saudável começa na compra e, por isso, quem pode direcionar essa compra são os adultos.
Então, quem sabe rever? Será que a criança que a criança que vocês cuidam está recebendo a proteína necessária? As vitaminas dos legumes e das frutas?
Então, se a criança aprende a comer, o paladar não é nato e ela vai gostar muito do que vocês puderem oferecer para ela com prazer.
Eu agradeço a atenção de vocês e espero todos na próxima coluna “Pequenas Conversas”, parceria da Rede AERP de notícias e o DEDICA. Até lá.