Nesta quarta-feira (27), a coordenadora do Programa DEDICA, Dra. Luci Pfeiffer participou de uma live organizada pelo Projeto PROTECA da Universidade Federal do Paraná (UFPR), que abordou sobre os sinais da violência sexual em crianças e adolescentes no mundo real e virtual.  

Com a mediação da professora de Bioinformática da UFPR, Elenice Novak, participaram da conversa a doutora em Odontopediatria, Prof. Dra. Luciana Reichert da Silva Assunção, e também a coordenadora do DEDICA, médica pediatra e psicanalista, Dra. Luci Pfeiffer. A palestra foi realizada por meio de uma live no YouTube no canal do Projeto PROTECA. 

Foram discutidos os direitos da criança e do adolescendo, frisando o Art. 3º, que define que maus tratos são “qualquer ação ou omissão que prejudique o bem-estar físico e psicológico, a liberdade e o direito ao pleno desenvolvimento das crianças”.  

Abordando o tema central da palestra, as especialistas trouxeram casos e informações, dentro das áreas de atuação de cada uma, onde pacientes apresentavam sinais de violência. Quanto a isso, a coordenadora do DEDICA explica o que é a violência sexual (crônica e aguda) e quais os impactos na vida e desenvolvimento do indivíduo.  

Um ponto importante, foi a listagem de alguns sinais que a criança ou adolescente pode apresentar. Dentre eles: mudanças de comportamento, mudanças repentinas de hábitos, enfermidades psicossomáticas e queda injustificada na frequência escolar. Sobre o último ponto, fica o reforço de que professores precisam estar atentos à participação do aluno.  

No mundo virtual, a violência pode acontecer de várias formas e a criança e o adolescente são públicos vulneráveis. “Até os dois anos, a criança não deveria ter contato com telas”, explica Dra. Luci. Além disso, elas reforçam que o uso de celulares, tablets e computadores por menores de idade precisa de supervisão.  

A live ficou gravada e pode ser assistida completa pelo link https://www.youtube.com/watch?v=OkZ-O3xYQCw. 

 

Pular para o conteúdo