A leitura é uma prática que pode trazer inúmeros benefícios a quem possui esse costume. Quando estimulada desde a infância, ela pode causar um impacto maior do que o comum. O hábito de ler contribui para um desenvolvimento da concentração, linguagem oral, memória, raciocínio, compreensão e ampliam a capacidade criativa.  
 
O principal fator que pode ser impactado positivamente na vida das crianças e adolescentes que têm o hábito da leitura, é o desenvolvimento de uma boa saúde mental. Uma boa saúde mental, pode impactar positivamente no futuro, fazendo a pessoa lidar de boa maneira as adversidades do dia a dia.  
 
É importante ter em mente também que a família e a escola podem contribuir para que a crianças ou o adolescente, comecem a praticar esse hábito. Além da família, a escola também deve estimular a criança e ao adolescente a criarem esse hábito. Enquanto a escola cumpre a função de uma leitura mais intencional e pedagógica, a família pode e deve promover uma leitura mais emocional. Lembrando que ambas devem estar conectadas.  
 
A leitura além de ajudar no desenvolvimento das crianças, apresentando histórias para inspirá-los para o seu futuro, apresentar e aprender sobre coisas novas. O hábito de ler é muito mais importante do que imaginamos, por isso, procure apoiar e de instruir a criança e ao adolescente a adquirirem esse costume.  
 
Veja algumas vantagens que a leitura pode trazer para as crianças e adolescentes:  
 
Aumenta e melhora o vocabulário e a escrita 
 
Quando a criança e o adolescente leem, eles entram em contato com várias linguagens diferentes. Isso impacta em conhecer novas palavras e a usá-las no dia a dia.  
 
Estimula a imaginação  
 
Quando lemos um livro, imaginamos as cenas, os cenários e a feição dos personagens da história. Essa habilidade ajuda a desenvolver a criatividade.  
 
Desenvolve a atenção  
 
Assim como nos adultos, a leitura ajuda na atenção. A prática da leitura exige mais atenção, isso contribui para as demais atividades do dia a dia, como nos estudos.  
 
Aumenta a capacidade de raciocínio  
 
Ler um livro que conta uma história, é necessário atenção para interpretar a lógica da história e toda a sua sequência. Isso faz com que o raciocínio da criança e do adolescente seja estimulado, os ajudando em outras áreas das nossas vidas.  
 
Estimula o funcionamento do cérebro  
 
A leitura também estimula o funcionamento do cérebro. Com mais ligações entre os neurônios, o cérebro funciona melhor e responde com rapidez a diferentes estímulos. É como um exercício para a mente, que se torna ativa e menos sujeita a problemas.

Pular para o conteúdo