A volta às aulas é um momento importante para a vida das crianças e dos adolescentes. Afinal, é lá onde eles vão adquirir conhecimento e se tornarem cidadãos melhores. Mas para que isso aconteça, é necessário que a escola seja um ambiente seguro para eles.

Toda escola deve ser liberada para funcionamento após passar por avaliações de segurança. Os responsáveis por essas avaliações são: a Secretaria de Educação, Corpo de Bombeiros e Prefeitura Municipal. Se a escola obtiver bons resultados nessas avaliações, ela será liberada para o funcionamento.

Cristina Moreira, pedagoga da pré-escola Plantação da Alegria em Curitiba, diz que além da documentação de regularização dos órgãos responsáveis pelas avaliações de segurança, é importante que os professores e outros profissionais, também estejam preparados. “Na equipe pedagógica, se faz necessário manter todos os funcionários com cursos de primeiros socorros sempre atualizados para que em uma emergência, eles já saibam realizar os primeiros atendimentos, enquanto aguardam o socorro de uma ambulância ou outro órgão competente para tal. Se possível, manter convênio com empresas de plano de saúde, para que em caso de acidentes, o atendimento seja rápido, podendo evitar danos maiores na vítima”.

Nas escolas, as quedas são os acidentes mais frequentes seguidos pelo choque entre as crianças. Cristina alerta sobre o preparo da equipe pedagógica para situações como as mencionadas. “Primeiro lugar, manter sempre a calma e também deixar a criança calma, pois o abalo emocional pode até agravar ainda mais a situação. Analisar o ferimento e dependendo do grau da situação, se for algo de caráter simples, usar de meios disponibilizados já pela Instituição escolar, como a caixinha de primeiros socorros”, diz que Cristina.  

Cristina também diz que se for algo de mais urgência, é necessário o contato com os responsáveis, para que eles possam levar a criança para o hospital, para tomar os devidos cuidados. “Caso seja algum acidente de caráter mais grave, entrar em contato com os pais para que se possível, seja necessário o deslocamento da criança para outro ambiente, os pais já estarão informados e em muitos casos, os mesmos já estão a caminho para acompanhar a criança”.

A escola é um ambiente riquíssimo que oferece experiências e ensinos que ajudam no desenvolvimento pessoal, coletivo e social para as crianças. E para que as crianças possam desfrutar desse ótimo desenvolvimento, é necessário que o ambiente escolar como um todo propicie isso a elas.

A estrutura física deve seguir rigorosamente as normas de prevenção de acidentes, e os profissionais da educação devem estar atentos às situações de risco e saber tomar as devidas providências.  

Pular para o conteúdo