O TikTok é um aplicativo de vídeos curtos que ganhou sua fama na população mais jovem no mundo. Crianças e adolescentes são os maiores usuários do aplicativo no mundo todo. Com o uso excessivo no dia a dia por parte dessa população, vêm preocupações por parte dos pais e da população mais velha.  

Nas últimas semanas, o TikTok anunciou que irá implementar uma programação que reduz o tempo de uso de seus usuários menores de idade ao redor do mundo. Em comunicado oficial, a empresa diz que “para determinar o tempo perdido para adolescentes, nós consultamos pesquisas acadêmicas atuais e os especialistas do Laboratório Digital Wellness do Hospital Infantil de Boston”.

A medida adotada pelo aplicativo, irá respeitar a faixa etária de maior idade de cada país. No caso do Brasil, a medida irá valer para os usuários menores de 18 anos de idade.

O tempo de uso para esses usuários, será de 60 minutos por dia. Após atingir limite de uso, o aplicativo irá requisitar uma senha que pode ser criada pelos pais, para que o usuário continue a assistir os vídeos.

A psicóloga Danielle Beltrame, diz que tanto a criança como o adolescente, estão passando por um momento de desenvolvimento, e por isso é necessário ter cuidado sobre o que eles estão consumindo na rede social. “Mesmo em alguns conteúdos voltados para o público infantil, podem ocorrer alguns questionamentos na criança que ela não saiba expressar”. Danielle também diz que no caso do adolescente, existe uma construção de identidade social; que é feita por identificações. Através dessas identificações podem gerar uma certa ansiedade, ou até mesmo uma sensação de que ele não se encaixe no meio da sociedade.

É importante enfatizar que mesmo que o tempo de uso reduzido ou excessivo, ainda haverá impactos; de proporções diferentes, mas ainda causa impactos. “O que causa o impacto, não é o tempo de uso, mas sim o conteúdo assistido, que a criança e o adolescente ainda não conseguem assimilar”, diz Danielle.

No comunicado divulgado pela empresa, diz que “não há um consenso coletivo sobre quanto tempo de tela é ‘demais’, ou mesmo o impacto do tempo de tela de forma mais ampla. Mas o aplicativo reconhece que adolescentes precisam de apoio extra quando começam a explorar a internet de forma independente”, indica o comunicado.

Danielle ainda fala sobre a importância de proporcionar bons momentos fora do tempo de consumo de internet das crianças e dos adolescentes. “É importante pensar em atividades voltadas para essas faixas etárias, que coloquem o corpo em movimento, para ter com eles um tempo adequado; não um tempo grande, mas sim um tempo com qualidade, que você possa estar presente”.

O TikTok não anunciou quando a medida entrará em vigor no aplicativo, mas é esperado que a medida seja implementada nas próximas semanas.  

Pular para o conteúdo