Durante a infância, alguns fatores podem favorecer ou prejudicar o crescimento. Educação, saúde e modo de viver, são condições que influenciam diretamente no desenvolvimento cognitivo, emocional e social das crianças.  

A educação e os conhecimentos adquiridos na escola, possuem um papel fundamental para proporcionar um ótimo crescimento para as nossas crianças. O ambiente escolar proporciona relações e interações sociais, além de estimular o cérebro a estar em constante desenvolvimento.  

É na escola onde a criança terá os primeiros contatos com pessoas de fora do núcleo familiar. Além de ter oportunidades de realizar atividades e fazer escolhas que irão contribuir para o seu crescimento.  

A psicóloga e pedagoga, Talita Ferreira, destaca a importância do plano pedagógico nas escolas para o benefício deste processo de desenvolvimento. “Um plano pedagógico deve sempre ser pensado como possibilidade de ampliar o repertório dos estudantes. É importante que as ações desenvolvidas na escola tenham em evidência as ideias mais atuais de criança, infância, educação e desenvolvimento”, diz.  

Quanto mais perto da realidade infantil for o plano pedagógico, mais produtivo e benéfico será para as crianças. Talita ressalta a necessidade de organização deste plano pedagógico. “Objetivos de aprendizagem e critérios bem definidos auxiliam os profissionais num processo avaliativo permitindo assim a consolidação de aprendizagens fundamentais para a vida”, completa.  

O que potencializa o desenvolvimento?  

Alguns fatores podem potencializar esse desenvolvimento infantil. Um grande fator citado por Talita, é o de conhecimentos e entendimentos prévios da criança antes de frequentar a escola. “Aquilo que a criança traz como conhecimento é importante para construir novas aprendizagens. Ampliar o repertório de vivências infantis contribui muito para o processo a aprender e desenvolver”.  

Por isso, pensar em um processo educacional que priorize o desenvolvimento das crianças em todos os aspectos, é significativo. Será através deste processo que os conhecimentos prévios, irão se consolidar.  

A educação é um processo importante no crescimento das crianças e é um direito defendido pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), o que reforça ainda mais a sua importância.   

Pular para o conteúdo